Vitor Castro, pelo prémio atribuído ao seu trabalho sobre como o consumo de açúcar, ligado ao crescimento de casos de diabetes, exerce pressão sobre a despesa em cuidados de saúde, em termos macroeconómicos.
O titulo do trabalho premiado é “Pure, white and deadly … expensive: a bitter sweetness in health care expenditure“. (notícia aqui – destaque pela Universidade de Loughborough onde Vitor Castro leciona – e aqui – anúncio oficial da Associação Portuguesa de Economia da Saúde).
O tipo de análise realizada por Vitor Castro ajuda a identificar formas de evitar despesas de saúde elevadas, indo às raizes dessas despesas, e abrindo caminho para intervenções que consigam melhorar a saúde das pessoas, evitando a doença, e assim simultaneamente reduzir as despesas em cuidados de saúde. Ilustra também que algumas medidas de tributação por motivos de saúde têm uma justificação além da receita fiscal (que não é o elemento central, nem será elevada a prazo). Estão em curso em vários países, e em Portugal também, estudos sobre o efeito da tributação de alguns produtos cujo consumo tem influência importante na saúde.