Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

Parabéns a…

Deixe um comentário

Vitor Castro, pelo prémio atribuído ao seu trabalho sobre como o consumo de açúcar, ligado ao crescimento de casos de diabetes, exerce pressão sobre a despesa em cuidados de saúde, em termos macroeconómicos.

O titulo do trabalho premiado é “Pure, white and deadly … expensive: a bitter sweetness in health care expenditure“. (notícia aqui – destaque pela Universidade de Loughborough onde Vitor Castro leciona –  e aqui – anúncio oficial da Associação Portuguesa de Economia da Saúde).

O tipo de análise realizada por Vitor Castro ajuda a identificar formas de evitar despesas de saúde elevadas, indo às raizes dessas despesas, e abrindo caminho para intervenções que consigam melhorar a saúde das pessoas, evitando a doença, e assim simultaneamente reduzir as despesas em cuidados de saúde. Ilustra também que algumas medidas de tributação por motivos de saúde têm uma justificação além da receita fiscal (que não é o elemento central, nem será elevada a prazo). Estão em curso em vários países, e em Portugal também, estudos sobre o efeito da tributação de alguns produtos cujo consumo tem influência importante na saúde.

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s