Saltando algumas semanas de crónicas, o tema que escolhi para hoje foi o Brexit (disponível aqui), e a escolha foi ditada por estarmos a menos de 2 meses de uma data que poderá ficar marcada na Europa como momento politico e económico.
E apesar de terem surgido algumas discussões, não muitas, e preocupações com o efeito que a saída do Reino Unido possa ter, a situação atual tem muita incerteza sobre o que será o próprio formato do Brexit, o que significa que será necessário ter capacidade de de adaptação e rapidez de reação, nos vários campos que podem ser afetados (e que me parece útil dividir de acordo com as liberdades de circulação centrais no projeto europeu). A proverbial capacidade de improviso que nos atribuímos será suficiente para que corra tudo bem?
Além dos aspectos económicos, os aspectos políticos são também importantes – desde os imediatos, como eleições europeias com ou sem o Reino Unido?, até aos de mais longo prazo, qual o efeito nas ideias e esforços de projeto europeu?.