há mais vagar para ler os títulos dos jornais e no Público de ontem vinha uma noticia pequena, mas daquelas que me chamam a atenção por normalmente usarem números com uma interpretação demasiado apressada. Neste caso o título era “Valeu a pena pedir revisão dos exames para a maioria dos alunos”, e depois a informação estatística “73% das 7081 provas da primeira fase que foram alvo de reapreciação viram a nota subir, enquanto a descida de classificação apenas atingiu dez por cento dos exames.” O resto da notícia é puramente factual, mas o título atraiu-me porque o “valeu a pena pedir a revisão” dá a sensação de erro na correcção e então se foram 73% a valer a pena – só que os pedidos de revisão são uma parte muito pequena das provas feitas (1,8%) e claro que só pede revisão quem considera ter havido algum problema na correcção, até porque o pedido de revisão envolve um custo (incluindo a descida de nota). Havendo inevitavelmente erros de correcção num tão grande número de provas realizadas, o surpreendente é haver tão poucos pedidos de revisão, e a elevada taxa de “valer a pena” mostra que são sobretudo casos em que se deve realmente fazer a revisão – interessante seria saber também qual foi a subida média de nota.
Corrigir um elevado número de exames num espaço de tempo que não é muito alargado (foram 321,850 segundo a noticia do Jornal Público), e ter estes valores nas revisões, mostra sobretudo a qualidade do trabalho desenvolvido por quem fez as correcções das provas (e até certo ponto também de quem preparou, elaborando as provas e critérios de correcção). Assim, a verdadeira notícia dos números não é valer a pena pedir a revisão, é o sistema montado de revisão funcionar bem. Quando funciona bem, só quando vale a pena se pede revisão, e esta é bem sucedida porque foi bem preparada no pedido (pelo aluno).
13 \13\+00:00 Agosto \13\+00:00 2014 às 10:39
Bom Reparo.Temos então um bom sistema revisionista.Pena tanto pedido de revisão.Mas do mal o menos 🙂
Cá por mim e em férias fiquei preso a um headline que dizia” Petição da ATM já conseguiu 2.200 assinaturas “.
E la fiquei a pensar nas máquinas ATM da rede Multibanco que servem para quase tudo 🙂
GostarGostar
13 \13\+00:00 Agosto \13\+00:00 2014 às 10:49
Olá Francisco, 1,8% não é um grande número, ainda assim; estava à espera de ver muito mais se houvesse uma sensação generalizada de más correcções. Quanto à ATM, quando vi o título (também vi esse 😉 ) tive exactamente a mesma reacção, a pensar no bonequinho do multibanco a pedir assinaturas 😀
abraço
GostarGostar