Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

Nobel da Economia 2021

Deixe um comentário

Atribuído a David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens – pelos contributos metodológicos para conseguir melhor compreender relações de causa e efeito. E no caso de Card pelo trabalho sobre o mercado de trabalho, nomeadamente o papel do salário mínimo (em trabalho com Alan Krueger), que abriu toda uma nova discussão sobre os efeitos que possam estar presentes.

Hoje em dia, a terminologia da econometria das relações causais está presente em 90% ou mais da investigação empírica, e não é possível um economista formar-se sem ser exposto a estes conceitos e esta forma de pensar na análise de dados como forma de perceber relações económicas.

Um bom livro de introdução às questões metodológicas de relações causais é o Mostly Harmless Econometrics de Angrist e Jorn-Steffen Pischke. Um trabalho que é praticamente leitura obrigatória para quem faz análise de relações causais é sobre local average treatment effect. Foi desenvolvida em muitas direções depois, e hoje em dia está presente no que seja avaliação de políticas públicas (por exemplo).

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s