Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

Opinião na TSF (#n+2)

Deixe um comentário

Para esta semana, o que me chamou a atenção foi o trabalho, pedido pelo secretário de estado dos assuntos fiscais, sobre os benefícios fiscais – a repercussão pública não foi grande, o texto mais interessante é o de Susana Peralta no Público.

Mas deveria criar espanto e estranheza que existam mais de 500 benefícios fiscais (que deveriam ser uma excepção e não uma regra), e que para 127 deles o grupo de trabalho não tenha conseguido encontrar justificação razoável para a sua existência.

Dado que implicam despesa pública considerável no sentido de despesa não arrecadada, é bom que antes de aumentar impostos ou rever taxas de IRS, se pense no que fazem estes benefícios (só para dar uma idea, de acordo com a conta satélite da saúde publicada pelo INE, só estes benefícios fiscais na saúde têm uma magnitude similar a todos os prémios de seguro de saúde).

O texto e o som disponíveis aqui.

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s