Continuando a leitura comentada do livro de António Ferreira, chega-se ao capítulo das estratégias:
- educação para a saúde e prevenção – ok, mas creio que falta algo mais do que apenas dizer que se deve gastar mais em prevenção, que tipo de prevenção, que tipo de envolvimento dos cidadãos (relatório Gulbenkian coloca o cidadão como o agente principal); problema técnico – num período de transição poderá ter-se de gastar mais, como fazer chegar os ganhos futuros aos dias de hoje? prevenção tem o problema de se pagar o que não se vê (se é evitado não acontece), pagar apenas por processo?
- cuidados prolongados e domiciliários – com um papel para os cuidadores informais, mas também para cuidados que sejam mais acompanhamento do que intervenção? será sobretudo um problema de organização e menos um problema financeiro?
- focalização no cliente – naturalmente, mas há que pensar no que é liberdade de escolha e as suas implicações – o que não for escolhido encerra? mesmo que sirva alguns? liberdade de escolha não pode ser liberdade de lançar impostos sobre os outros pela despesa desnecessária.
- formação dos profissionais – certo, mas adicionava a isso a criação dentro de cada instituição de mecanismos que obriguem de forma rotineira a pensar na sustentabilidade (e que sejam a negociação permanente com o ministério da saúde ou com a ACSS de reforços de verba)
- investigação – novamente surge a questão da linha da actividade empresarial, onde fica e que implicações tem?
- exportação – idem
9 \09\+00:00 Dezembro \09\+00:00 2014 às 10:48
Bom dia Prof. Pita Barros,
Como Primeiro-Ministro de um futuro governo independente, elencava para o Ministério da Saúde a seguinte QUADROIKA:
MINISTRO DA SAÚDE: Prof. Adalberto Fernandes
VICE MINISTRO DA SAÚDE, Administrador Geral do SNS: Prof. António Ferreira
SECRETÁRIO DE ESTADO para a Economia da Saúde: Prof. Pedro Pita Barros
SECRETÁRIO DE ESTADO para a Inovação, MKT e TI na Saúde: Prof. Francisco Velez Roxo
Daria, no mínimo,um brainstorming interessante, não concorda?
Cumprimentos respeitosos e vote em mim!
GostarGostar