Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

Nobel da Economia 2019 – para quem?

Deixe um comentário

Segunda-feira 14 é anunciado o Nobel da Economia, o verdadeiro nome é “The Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel”.

Alguns candidatos para o prémio de 2019, baseados nas contribuições de longo prazo (por contribuições para as atuais teorias macroeconómicas, no caso de Olivier Blanchard e N. Gregory Mankiw, e para a teoria microeconómica Paul Milgrom). No caso de Paul Milgrom, é um candidato a receber o prémio já há alguns anos. Veremos se é este o ano.

Mas se a decisão for para uma nova geração de economistas, duas pessoas que têm grandes possibilidades de receber o prémio, agora ou num futuro próximo, são Daron Acemoglu, que tem escrito e sido influente em várias linhas, e Esther Duflo, com o seu trabalho consistente na área de economia do desenvolvimento.

Mas aceitam-se outras ideias (hesitei em colocar David Card – falado também há vários anos, e Richard Blundell, do lado da econometria). Quem tiver outras sugestões, pode adicionar. Segunda-feira, 14 de Outubro, saberemos.

 

Editado às 22h, 13 de Outubro: os votos em “outros” são, todos com 1 voto: Sérgio Rebelo, Ariel Makes, David Card, Robert M. Townsend e/ou Abhijit Banerjee (economia do desenvolvimento), Israel Kirzner e Mário Centeno (há sempre alguém que não resiste…).

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s