1. United Health tenta compra da Espirito Santo Saúde fora de bolsa – mas porquê? porque não compra em bolsa, de uma forma clara e transparente? comprar em bolsa significa oferecer as mesmas condições a todos os que investiram na ES Saúde, significa também que não haverá “comissões” ou coisas similares, e basta a suspeita para tornar a transacção complicada.
2. Potenciais investidores passam o lamento de que o Governo nunca mais se decide a privatizar a TAP. ok, e também aqui o processo deverá ser transparente e decidir se a venda é ao melhor preço ou se entra em conta um projecto estratégico, e se sim quais os mecanismos de credibilidade do mesmo.
3. Zeinal Bava sai da Oi. O que sucede agora à fusão com a PT, e o que sucede à PT? Exemplo de como transacções “fora do mercado” (problema da relação Rioforte – PT) a prazo diminuem valor, e redistribuem fortemente a favor de uns.
4. Ébola na Europa é ameaça para o turismo português? O que se passa em Madrid e como será afectado o turismo espanhol vão dar o primeiro sinal.
5. Voltar ao 1. e esperar que a venda seja feita em bolsa, para confusão e preocupação chegam os outros pontos.
8 \08\+00:00 Outubro \08\+00:00 2014 às 08:31
Bom dia,
O “1” parece-me óbvio: a United Healthcare consegue “adoçar” a oferta para os actuais detentores da maioria do capital, com condições que não são reflectíveis em bolsa (sejam comissões, oferta de cargos, etc). É uma maneira de fazer negócio e, sinceramente, não me choca. A ideia que o mercados são transparentes é idílica e não corresponde à realidade. Muitos dos negócios são concretizados antes de se o saber.
GostarGostar
8 \08\+00:00 Outubro \08\+00:00 2014 às 11:44
comunicado da United na CMVM:
Click to access unitedhealth_vs_pt.pdf
Em termos de condições paralelas favoráveis, creio que existirá algo que obviamente servirá como cereja. Independentemente de existir ou não, a United tenta com este comunicado fazer passar a mensagem que a transação será ainda mais “limpinha” que as jogadas limpas de Jorge Jesus.
GostarGostar