Chegando ao final dos comentários ao Plano Costa Silva, a sensação, depois de uma segunda leitura, é que a primeira impressão, que expressei aqui, se mantém. Tem algumas ideias interessantes, mas não suficientemente desenvolvidas. Tem muitos “chavões” que não traduzem linhas de ação concretas. Tem muitas afirmações e potenciais medidas que devem ter sido sugeridas em conversas que foi tendo, mas sem haver depois o respetivo filtro para um Plano globalmente coerente.
Embora esteja à discussão pública (terminados os contributos oficialmente no dia 21 de agosto), desenvolvo a sensação que é uma espécie de “clickbait” – no sentido em que pretende captar a nossa atenção e a discussão à sua volta, embora provavelmente o verdadeiro Plano, ou as medidas que em conjunto farão um Plano, estejam a ser desenvolvidas pelo governo, com maior descanso e menos pressão pública (e até privada) por haver este Plano Costa Silva para discussão. E se não foi intencional, poderá facilmente estar a ter esse efeito.Mas esperemos para ver os resultados da discussão pública oficial, e das discussões que têm surgido à volta de alguns tópicos (e que provavelmente surgirão também a propósito de outros temas introduzidos no Plano Costa Silva).
28 \28\+00:00 Agosto \28\+00:00 2020 às 09:44
A discussão Publica tem andado muito em privado. Veremos o que sai a cena no final. Obrigado pelo teu contributo.
GostarGostar
28 \28\+00:00 Agosto \28\+00:00 2020 às 14:16
Olá Pedro, muito obrigada pela ajuda na “leitura” do documento. Acompanhei com gosto as tuas opiniões, pragmáticas, sobre materia tão vasta e complexa e, afinal de contas, nao há plano…
Bjs
Rosário
GostarGostar
29 \29\+00:00 Agosto \29\+00:00 2020 às 09:25
O que terá motivado um Prof. culto e inteligente a cair na armadilha de realizar este trabalho sem ter a certeza da aplicação de uma metodologia de participação organizada e mobilizadora da sociedade, que contribuiria para um trabalho mais ambrangente, mais completo, mais profundo, mais estruturado, mais estratégico, e contemplando mais temas especialmente no dominio social?
GostarGostar