Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

Observatório mensal da dívida dos hospitais EPE, segundo a execução orçamental (nº 56 – Maio 2019)

Deixe um comentário

Por motivos vários, houve um intervalo na escrita. Hoje retomo o observatório mensal (bem, desta vez foram dois meses) dos pagamentos em atraso dos hospitais EPE. A principal novidade é que no mês passado havia algum conforto pela estabilização do momento dos pagamentos em atraso, este mês passou a desconforto com nova subida, que é suficientemente grande para se aproximar bastante da tendência histórica de crescimento (no gráfico usual, abaixo, o último valor  está só ligeiramente abaixo da linha de crescimento comum dos últimos dois anos e meio). Também no passado houve períodos de dois ou três meses de estabilidade (ou quase) dos pagamentos em atraso, que depois retornaram rapidamente para os seus valores históricos de crescimento.

Havia alguma esperança de estabilidade (ou seja, pouco ou nenhum crescimento positivo dos pagamentos em atraso), como possível resultado da Estrutura de Missão para o controle desta evolução (e doutros aspectos). Mas ainda não é aparente esse efeito. Veremos nos próximos meses se a criação de maior autonomia para quem tem menores dívidas tem algum efeito, bem como o estabelecimento de um plano faseado (por anos) de regularização destas dívidas.

Estas medidas, que individualizam alguns hospitais face a outros, vão obrigar a uma análise um pouco mais sofisticada, uma vez que os valores agregados poderão mascarar situações individuais que interessa conhecer (na resposta a essas medidas).

Screenshot 2019-05-30 at 22.50.46Screenshot 2019-05-30 at 22.51.13

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s