sessão do Instituto de Políticas Públicas Thomas Jefferson- Correia da Serra.
Depois da atenção dada pelo novo parlamento a revogar decisões no campo da educação de anteriores governos, a proposta de uma discussão sobre o ensino profissional para que as decisões futuras sejam baseadas na melhor informação disponível. Copiando do anúncio:
“O papel do ensino profissional regressou ao centro do debate sobre políticas de educação. Será que este melhora ou condiciona as perspetivas de futuro dos jovens? Que impactos na economia e no emprego? Uma análise económica do impacto do ensino profissional pode ser encontrada no IPP Policy Paper 4: “O rendimento do ensino vocacional”.
Neste evento, Alexandre Homem-Cristo, Paulo Guinote, Pedro Martins, e Sofia Oliveira debatem o tema do ensino profissional e, a partir daí, as relações entre educação, economia e emprego, bem como o papel das políticas públicas de educação. A moderação estará a cargo de Pedro Pita Barros.
Alexandre Homem-Cristo é conselheiro nacional de educação, doutorando no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e autor do estudo Escolas para o século XXI.
Paulo Guinote é professor do ensino básico, doutorado em História da Educação, e autor do ensaio Educação e Liberdade de Escolha.
Pedro Martins é investigador na Queen Mary University of London, e ex-secretário de Estado do Emprego.
Sofia Oliveira é economista e autora do IPP Policy Paper 4: Returns to vocational education.”
Declaração de interesses: serei o moderador desta sessão.