Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

“clickbait” vs recuperação económica – Comentários ao Plano Costa Silva (15)

3 comentários

Chegando ao final dos comentários ao Plano Costa Silva, a sensação, depois de uma segunda leitura, é que a primeira impressão, que expressei aqui, se mantém. Tem algumas ideias interessantes, mas não suficientemente desenvolvidas. Tem muitos “chavões” que não traduzem linhas de ação concretas. Tem muitas afirmações e potenciais medidas que devem ter sido sugeridas em conversas que foi tendo, mas sem haver depois o respetivo filtro para um Plano globalmente coerente. 

Embora esteja à discussão pública (terminados os contributos oficialmente no dia 21 de agosto), desenvolvo a sensação que é uma espécie de “clickbait” – no sentido em que pretende captar a nossa atenção e a discussão à sua volta, embora provavelmente o verdadeiro Plano, ou as medidas que em conjunto farão um Plano, estejam a ser desenvolvidas pelo governo, com maior descanso e menos pressão pública (e até privada) por haver este Plano Costa Silva para discussão. E se não foi intencional, poderá facilmente estar a ter esse efeito.Mas esperemos para ver os resultados da discussão pública oficial, e das discussões que têm surgido à volta de alguns tópicos (e que provavelmente surgirão também a propósito de outros temas introduzidos no Plano Costa Silva).

Desconhecida's avatar

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

3 thoughts on ““clickbait” vs recuperação económica – Comentários ao Plano Costa Silva (15)

  1. Francisco Velez Roxo's avatar

    A discussão Publica tem andado muito em privado. Veremos o que sai a cena no final. Obrigado pelo teu contributo.

    Gostar

  2. Maria do Rosário's avatar

    Olá Pedro, muito obrigada pela ajuda na “leitura” do documento. Acompanhei com gosto as tuas opiniões, pragmáticas, sobre materia tão vasta e complexa e, afinal de contas, nao há plano…
    Bjs
    Rosário

    Gostar

  3. João Teixeira's avatar

    O que terá motivado um Prof. culto e inteligente a cair na armadilha de realizar este trabalho sem ter a certeza da aplicação de uma metodologia de participação organizada e mobilizadora da sociedade, que contribuiria para um trabalho mais ambrangente, mais completo, mais profundo, mais estruturado, mais estratégico, e contemplando mais temas especialmente no dominio social?

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...