Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

Turismo médico (vs. turismo de saúde) (4)

1 Comentário

Retomando a discussão sobre turismo médico, ainda no lado da procura, há no trabalho de Neil Lunt um aspecto particularmente motivador para Portugal – a importância que tem tido em vários países a população da Diáspora. São pessoas com uma ligação ao país, mas que se encontram a residir noutro, e que por diferentes motivos poderão querer ser tratadas em “turismo médico”. Diferentes populações poderão ter aqui diferentes motivos.

Os portugueses ou descendentes de portugueses em países como os Estados Unidos poderão ter como principal factor de decisão o preço.

Os que vivem e trabalham em Africa poderão ter como factor decisivo a falta de serviços disponíveis no país onde se encontram.

Os que residem em países europeus do Norte poderão ter como principal argumento a proximidade cultural, o “voltar a casa” para realizar os tratamentos.

A Diáspora poderá ter na verdade múltiplas razões e motivações, e não é claro que interlocutores existem para cada uma destas populações, nem qual o verdadeiro potencial de turismo médico em cada uma delas.

Desconhecida's avatar

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

One thought on “Turismo médico (vs. turismo de saúde) (4)

  1. Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE's avatar

    O “outro lado” do turismo médico: Germany ‘exporting’ old and sick to foreign care homes (http://www.guardian.co.uk/world/2012/dec/26/german-elderly-foreign-care-homes)

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...