Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

um desabafo sobre comunicação

1 Comentário

De vez em quando dou por mim a ler os documentos que os Governos vão publicando; não apenas o que sai no Diário da República mas também outras fontes, e de entre elas o portal do Governo. Decidi abrir um dedicado aos 100 dias do Governo de Passos Coelho, aqui. E deparei com esta frase de entrada:

“Nunca outros fizeram tanto em tão pouco tempo; porém este muito sabe a pouco, quando se conhece a dimensão dos problemas que o País enfrenta e tudo aquilo que ainda falta fazer, para colocar Portugal no caminho do crescimento económico”

e de repente senti-me cansado e desmoralizado. Esta frase ou é conclusão ou é propaganda sem substância. Se é conclusão deveria vir no final da listagem das medidas do Governo (e já agora apresentarem algures ou uma ligação ou uma descrição das medidas que “outros” fizeram no mesmo tempo).

O resto da informação contida é útil e interessante, podia ser melhorada com uns links para os diplomas legais e documentos oficiais quando existam, mas enfim, não é crítico. Se mantiverem o hábito de regularmente, digamos no final de cada trimestre, fazerem um resumo desta natureza, aumenta certamente a proximidade do cidadão ao Governo e ao que é feito, não sendo as diversas contestações que vão surgindo as únicas fontes de informação sobre o trabalho desenvolvido.

Mesmo assim, pensei que seria melhor que apenas descrevessem o que fizessem, bem como o que falta, e deixar aos leitores tirar essa conclusão de “nunca outros fizeram tanto em tão pouco tempo”, porque se os leitores não retirarem essa conclusão, então a afirmação cai na categoria da propaganda e não da conclusão.

Até pode ser que esta seja a forma certa de comunicar com a população portuguesa, e então sinto-me desanimado por não estar em sintonia.

Enfim, foi um desabafo, talvez passe com o tempo; talvez as introduções dos próximos documentos sobre medidas adoptadas sejam, a meu ver mais felizes. Sim, porque espero que haja mais documentos destes e regulares.

 

Desconhecida's avatar

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

One thought on “um desabafo sobre comunicação

  1. Francisco Velez Roxo's avatar

    A Comunicação em Politica (vulgo propaganda) é, sobretudo agora que estamos ainda em tempo de vindimas como o vinho novo:” bebe-se porque é novo pela novidade.Mas gostamos sempre do vinho velho porque tem valor seguro”.
    Há aquela velha máxima da comunicação que diz tudo sobre esta forma de comunicar: ““Sinhô Dotôr, até agora o homem não disse nada, só está a falar”.
    Acalma-te Pedro. Sobre o tema escrevi em jeito de “vejam lá o que andam a fazer porque por enquanto só andam todos a falar” neste post http://www.sedes.pt/blog/?p=3835
    Abraço Com ânimo Comunicacional:)
    FVRoxo

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...