Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

“Portugal já saiu da recessão e apresenta o maior crescimento de toda a UE”

Deixe um comentário

Esta afirmação é poderosa e perigosa. No momento actual da economia portuguesa é de esperar que realmente se tenha começado a alterar a situação. A queda na actividade económica nos últimos dois anos foi importante. A ter fundamento, a viragem de ciclo económico tem que ser “acarinhada” na sua evolução, sem descuidar a consolidação orçamental, que poderá ser feita com maior facilidade se ocorrer uma recuperação económica. A questão é que sinais existem dessa recuperação.

Por curiosidade, fui procurar dois indicadores – número de empregados (mais relevante nesta altura que a taxa de desemprego, que depende de factores como emigração, decisão de não trabalhar, etc…) e taxa de capacidade utilizada da indústria transformadora (em que maior valor significa que as empresas estarão a aumentar a sua produção). Ambos (ver gráficos abaixo) indiciam uma possível mudança de tendência. Talvez ainda seja cedo para um anúncio tão peremptório como o realizado, mas não deixam de ser boas notícias.

Do lado das preocupações, o constante aumento da dívida pública (gráfico abaixo), e a evolução da produtividade (sem ela, a recuperação económica não será duradoura).

(nota: todos os gráficos elaborados com base em informação do site conheceracrise.com)

Screen Shot 2013-10-01 at 22.25.19

Screen Shot 2013-10-01 at 22.28.01

Screen Shot 2013-10-01 at 22.41.16

Desconhecida's avatar

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Deixe um momento económico para discussão...