A perda de nível da vida da população irá ocorrer quer pela redução do rendimento disponível, quer pelo aumento do nível de preços, mas há aspecto uma importante distinção a fazer:
a) o que é a dinâmica subjacente da inflação – subidas do nível geral de preços por as empresas subirem de forma livre, no mercado, os seus preços
b) o que é o efeito automático de aumento de preços num momento, no início do tempo, por resultado do aumento do IVA (de forma similar ao que tem acontecido sempre que se aumentou o IVA, global ou sectorialmente).
Aumentar o IVA aumenta os preços imediatamente, e provoca inflação, mas é um salto instantâneo na evolução dos preços. Não significa um acelerar de pressões inflacionistas, que será dificilmente compreensível num contexto de forte redução da procura interna, como será o caso.
Assim, há um papel didáctico a ser cumprido na apresentação dos valores da inflação, sendo desejável que seja identificado de forma clara o que no aumento do índice de preços ao consumidor (o indicador habitual para medir a inflação) é resultado de aumentos de impostos ou preços administrativos e o que é devido ao regular funcionamento da economia.