Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

17 Planear estrategicamente os recursos humanos 

Justificação: Portugal precisa de um planeamento estratégico de longo prazo para os recursos humanos na saúde, semelhante ao modelo do Reino Unido.[1] Este plano deve focar na antecipação das mudanças nas carreiras da saúde e nas necessidades da população, garantindo eficiência e qualidade nos cuidados de saúde. A colaboração entre os ministérios da Saúde e da Segurança Social, bem como a colaboração com organizações sociais médicas, é fundamental para este processo.

Entidades envolvidas: Ministério da Saúde, Ministério da Segurança Social, DE-SNS

Calendarização de aplicação da proposta: 1 ano

Dificuldade de concretização

técnica política custo
média médiabaixo

Que entidade deverá fazer o acompanhamento da concretização da proposta? Ordem dos Médicos, com auditorias regulares pelo Ministério da Saúde.

Proposta por António Rendas


[1] “Facing the Facts, Shaping the Future: a draft health and care workforce strategy for England to 2027”, Public Health England, 2018

Deixe um momento económico para discussão...