Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

Observatório mensal da dívida dos hospitais EPE, segundo a execução orçamental (nº 68 – Junho/Julho/Agosto 2020)

1 Comentário

Entre férias e outras obrigações, foi sucessivamente passando o momento de cada nova divulgação da execução orçamental em Julho e Agosto. Mas voltemos agora ao que nos dizem os novos números referentes aos três meses (maio, junho e julho) desde a última edição deste Observatório.

Encontramos um padrão antigo – crescimento – regularização – crescimento – regularização crescimento. Desta vez, os ciclos têm sido mais curtos, dois a três meses, desde o inicio do ano, mas são basicamente idênticos ao padrão do passado – num mês há uma queda acentuada do stock de dívida (regularização provável, decorrente de verbas que tenham sido recebidas pelos hospitais EPE) mas depois volta a crescer a um ritmo relativamente constante. O ano de 2020 ainda assim tem tido um crescimento, descontadas as quebras de stock de dívida por regularização, menor do que foi em 2019. Esta evolução pode estar a ser ajudada por alguma quebra de atividade resultante da COVID-19, que em termos líquidos poderá não estar a ser uma sobrecarga nestas contas dos hospitais (por enquanto? ainda não passou tempo suficiente para que entrem na lista dos pagamentos em atraso, só 6 meses depois, o que remete para os valores de outubro / novembro esses efeitos).

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

One thought on “Observatório mensal da dívida dos hospitais EPE, segundo a execução orçamental (nº 68 – Junho/Julho/Agosto 2020)

  1. O velho triângulo da Bermudas das dividas dos Hospitais mantém-se “crescimento – regularização – crescimento – regularização crescimento”. Mas com cinco vértices como bem apontas. Final Setembro 2020 veremos ate onde vai a sustentabilidade do “mais dinheiro” vis a vis das dificuldades burocráticas de execução da burocracia de compras e financeirae intervenção complicada da ACSS.

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s