Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

“clickbait” vs recuperação económica – Comentários ao Plano Costa Silva (15)

3 comentários

Chegando ao final dos comentários ao Plano Costa Silva, a sensação, depois de uma segunda leitura, é que a primeira impressão, que expressei aqui, se mantém. Tem algumas ideias interessantes, mas não suficientemente desenvolvidas. Tem muitos “chavões” que não traduzem linhas de ação concretas. Tem muitas afirmações e potenciais medidas que devem ter sido sugeridas em conversas que foi tendo, mas sem haver depois o respetivo filtro para um Plano globalmente coerente. 

Embora esteja à discussão pública (terminados os contributos oficialmente no dia 21 de agosto), desenvolvo a sensação que é uma espécie de “clickbait” – no sentido em que pretende captar a nossa atenção e a discussão à sua volta, embora provavelmente o verdadeiro Plano, ou as medidas que em conjunto farão um Plano, estejam a ser desenvolvidas pelo governo, com maior descanso e menos pressão pública (e até privada) por haver este Plano Costa Silva para discussão. E se não foi intencional, poderá facilmente estar a ter esse efeito.Mas esperemos para ver os resultados da discussão pública oficial, e das discussões que têm surgido à volta de alguns tópicos (e que provavelmente surgirão também a propósito de outros temas introduzidos no Plano Costa Silva).

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

3 thoughts on ““clickbait” vs recuperação económica – Comentários ao Plano Costa Silva (15)

  1. A discussão Publica tem andado muito em privado. Veremos o que sai a cena no final. Obrigado pelo teu contributo.

    Gostar

  2. Olá Pedro, muito obrigada pela ajuda na “leitura” do documento. Acompanhei com gosto as tuas opiniões, pragmáticas, sobre materia tão vasta e complexa e, afinal de contas, nao há plano…
    Bjs
    Rosário

    Gostar

  3. O que terá motivado um Prof. culto e inteligente a cair na armadilha de realizar este trabalho sem ter a certeza da aplicação de uma metodologia de participação organizada e mobilizadora da sociedade, que contribuiria para um trabalho mais ambrangente, mais completo, mais profundo, mais estruturado, mais estratégico, e contemplando mais temas especialmente no dominio social?

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s