Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

Observatório mensal da dívida dos hospitais EPE, segundo a execução orçamental (nº 33 – Janeiro de 2017)

3 comentários

Os valores da execução orçamental divulgados a 26 de Janeiro 2017 trazem, no que diz respeito à dívida dos hospitais EPE, novidade e expectativa. A dívida medida caiu substancialmente neste mês (embora não o suficiente para a colocar abaixo do valor de há um ano atrás. A novidade está em que a redução é suficientemente expressiva para o novo valor deixar de estar alinhado com a tendência passada de crescimento da dívida dos hospitais EPE. Claro que com apenas uma observação não se pode falar de mudança de dinâmica de crescimento, e só com os próximos meses teremos possibilidade de o saber.

Se este valor tiver subjacente uma alteração de tendência, a evolução no próximo mês da dívida deverá ser de crescimento inferior a 20 milhões de euros num mês, ou mesmo nova redução de dívida.

Em alternativa, se os factores estruturais que determinam a dinâmica histórica de crescimento continuarem presentes e activos, então no próximo mês ou em março, teremos um crescimento da dívida dos hospitais EPE acima ou perto dos 24 milhões de euros por mês.

Mesmo se o Ministério da Saúde não conseguiu alcançar um objectivo de baixar a dívida por comparação com o valor do mês de Dezembro referente ao ano anterior, a evolução neste final de ano acaba por anular em grande medida, mas não na totalidade, um crescimento da dívida dos hospitais EPE durante o ano anterior.

Em termos do ritmo de crescimento, com a descida do stock de dívida em dezembro de 2016, este baixou (naturalmente). Tecnicamente, a questão é saber se é um alteração de tendência ou se é, como no passado, um salto momentâneo para um valor mais baixo de dívida, seguindo-se depois um crescimento ao ritmo histórico (desde janeiro de 2013). Ou seja, se a linha de evolução, na primeira figura abaixo, que iremos observar a partir de agora é mais parecida com a linha a tracejado fino (crescimento histórico) ou com a linha descendente que ocorreu no primeiro semestre de 2015.

 

screen-shot-2017-01-26-at-23-21-34screen-shot-2017-01-26-at-23-21-59screen-shot-2017-01-26-at-23-19-55

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

3 thoughts on “Observatório mensal da dívida dos hospitais EPE, segundo a execução orçamental (nº 33 – Janeiro de 2017)

  1. Não terá a dívida caído por termos mudado de ano e o seu pagamento já não afectar a contabilidade pública de 2016?

    Gostar

  2. não será esse efeito. Se assim fosse também nos outros anos deveria ocorrer. Houve certamente descontos de final de ano, e mecanismos similares de fim de ano.

    Gostar

  3. Para leitura: http://www.healthpowerhouse.com/publications/euro-health-consumer-index-2016/

    Pg 26-27 está a matriz dos indicadores, Fig 3.1 é tem o sumário dos rankings.

    Pag. 32 tem o gastos PPP/capita em Health care.

    Na pag 21 tem um dado interessante: Portugal é o segundo país com menor in-patient cost as % of total Health care cost. Há alguma explicação simples para isso?

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...