Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

em memória de Silva Lopes, profundo conhecedor da economia portuguesa

4 comentários

Um economista de argumentos precisos,  enorme experiência e conhecimento sobre a economia portuguesa. O primeiro contacto directo que tive com J Siilva Lopes foi no período em presidiu ao Conselho Económico e Social. Outros contactos foram surgindo naturalmente ao longo do tempo. Nunca deixou de olhar com atenção para a economia portuguesa e para o que nela se passou, incluindo o período da troika. Haverá certamente diversas homenagens e textos que descreverão de diversas formas e feitios como Silva Lopes  influenciou e participou em decisões de política económica em Portugal. Era uma voz que quando falava valia a pena ouvir.

Adicional – links a ler: Pedro Santos Guerreiro, Paul Krugman, Ricardo Reis

silva_lopes

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

4 thoughts on “em memória de Silva Lopes, profundo conhecedor da economia portuguesa

  1. Aproveito o contexto para perguntar o seguinte: Portugal no século XV era uma potencia. Uma das razoes seria o dominio sobre a tecnologia do transporte naval. Como Portugal deixou de aproveitar esse conhecimento para o seu progresso material ? Ou seria de baixa produtividade e inventividade a industria naval portuguesa?

    Gostar

  2. Muitas vezes ouvi a alguns ” iluminados” apontar a famosa classificação palavra ” contabilista “, para definir a forma de ser e estar como economista, de Silva Lopes. Sempre tal reforçou, no entanto, a minha forte convicção, de que Silva Lopes era e foi ate agora que desaparece do mundo dis vivos, um economista com H grande. Um Homem de grande seriedade e frontalidade como admiro. Principalmente nos ecomomistas.

    Gostar

  3. Uma perda dificilmente reparável.

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...