Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

ainda sobre o tema de ontem, as urgências e a sua organização

1 Comentário

disponibilizo o texto do Paul Traicus, que procura revisitar alternativas de organização interna dos serviços de urgência (num hospital de Toronto), como forma de resolver de forma mais expedita picos de procura que gerem tempos de atendimento excessivamente elevados: Working Project Paul Traicus NOVA SBE Fall 2013

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

1 thoughts on “ainda sobre o tema de ontem, as urgências e a sua organização

  1. Excelente analise e proposta de ” melhoria”, descontada a diferença do SNS Portugues para o Sistema Canadiano.( neste caso Toronto)
    Da leitura do texto retenho que tal como por cá. a gestão de recursos e a logistica têm especificidades que para serem ultrapassadas, quase precisam de ter, nos picos de procura, uma logica de hospital de campanha. O que é tecnicamente complexo e com custos elevados.
    Por isso as alternativas propostas pelo Paul tenham interesse como analise para comparação prospectiva.
    O tema da equipa de triagem é adequado mas tem requebres que não colam nas praticas enraizadas até á medula no nosso SNS. E o tema do protocolo só funciona se for respeitado e doentes e familias bem enquadrados medica e socialmente.
    A comparação com as praticas europeias ( holanda, Dinamarca e , algumas regiões espanholas ou Francesas) que poderao ter maior proximidade da nossa realidade, são necessárias para comunicar com as populações.E o Poder deixar de andar sempre de extintor mediático na mão para minimizar os estragos.
    Ate porque nunca são solução como a historia prova.E os erros continuam a agudizar.

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...