Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

isto não está fácil…

9 comentários

a) de entender politicamente – como é que se chegou a esta situação, quais foram os motivos reais e os momentos chave? não preciso de os saber, mas os principais agentes políticos deverão tentar perceber para descobrirem como, depois de encontrada uma solução, evitar cair outra vez numa crise política;

b) de encontrar uma solução para o problema político – eleições antecipadas não resolvem necessariamente, como se viu noutros países, como a Grécia e a Itália; e depois dos últimos dias é mais difícil dizer que não somos como eles;

c) de conseguir fazer uma reforma do estado – esta saída de Paulo Portas acaba de vez com a ideia da reforma do estado, que inicialmente era para fazer até fevereiro de 2013, se é que estou a recordar bem o calendário anunciado depois do último orçamento.

d) de evitar um segundo resgate financeiro – ainda há alguma margem de manobra, mas será que mesmo a troika, ou o que dela restar, está disposta a emprestar? Devemos começar a pensar em planos de contingência para um esforço suplementar que venha a ser pedido – não pode ser apenas mais austeridade por austeridade. O que fazer?

  1. Das ideias passadas, retomar a proposta de Miguel Cadilhe de um imposto excepcional sobre a riqueza a 31 de Dezembro de 2012 para amortizar dívida externa poderá ser um possibilidade;
  2. pensar em criar um imposto excepcional sobre a actividade económica de acordo com o risco económico dessa mesma actividade – a regra seria o IRC ser crescente com a “segurança económica” da actividade garantida por regulação ou legislação actualmente em vigor – não será uma regra para um sector mas para a economia como um todo. Como medir a segurança económica? os especialistas de finanças e regulação que ao longo dos anos têm andado a discutir taxas de remuneração de actividades reguladas coloquem o seu conhecimento ao serviço de todos;
  3. assumir que o orçamento de estado dos próximos 9 meses será por duodécimos – garante uma certeza sobre despesa orçamental, qualquer que seja a solução política que venha a ser ensaiada;
  4. seria também interessante que caso se avance para eleições se encontre um mecanismo pelo qual promessas eleitorais registadas e depois não cumpridas sejam motivo para destituição e penalização – ou outra ideia qualquer que garanta que as acções serão consequentes com a propaganda.

e) de perceber como e quem poderá liderar uma recuperação económica agora provavelmente adiada pela incerteza política gerada.

f) de perceber como e que ideias podem ser geradas e aproveitadas para sair da actual situação.

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

9 thoughts on “isto não está fácil…

  1. O problema clássico. Não é possível ter dois galos no mesmo galinheiro. Por isso o afastamento de PP é positivo para todos, incluindo para o próprio, que é muito claro na sua carta “sentiu” isso. Ficará a sonhar e a preparar a volta em 2015.

    A partir de agora deixarão de haver duas linhas no governo.

    Se PP e o CDS não quiserem ficar como os coveiros do País (e estou certo que não querem) poderá ser que se encontre uma solução mais estável e por isso mais forte.

    António Alvim

    Gostar

  2. ainda que a ideia de ter o IRC ligado ao risco económico pareça tentadora, receio bem que pudesse resultar em taxas de IRC mais atractivas para empresas com menor risco percebido o que poderia resultar em mais um perigoso incentivo aos sectores não transaccionáveis. Já que a menor exposição ao risco internacional resultaria numa menor percepção de risco e consequentemente num menos IRC.

    Gostar

  3. Caro Francisco Severino, a lógica é precisamente a de tributar mais quando há menos risco, ou seja tributar mais os sectores não transaccionáveis do que os exportadores e os concorrentes com importações; ou seja, a minha proposta é mesmo, usando as suas palavras, “a menor exposição ao risco internacional resultaria numa menor percepção de risco e consequentemente num” MAIOR IRC.
    Devia ter sido mais claro na escrita.

    Gostar

  4. faz sentido, mas dai resultaria também um incentivo perverso para risk taking.
    Teria de ser bem calibrado para não incentivar “actividades especulativas” que aumentaria o risco agregado da eocnomia

    Gostar

  5. sim, teria de ser calibrado com cuidado, mas poderia começar-se por manter o que está para as actividades com risco, e aumentar para as actividades sem risco; pode-se definir grupos de risco, 3 ou 4, para não ser muito complicado.
    Esta forma de tributar tem também o aspecto que me parece interessante de desincentivar as empresas a procurarem induzir legislação de protecção da sua actividade (que é sempre apresentada como protecção do consumidor, claro), na medida em que mais protecção de actividade significa mais impostos.
    Enfim, não é uma proposta acabada, e sim uma ideia que se pode explorar.

    Gostar

  6. Caro Prof. Pita Barros,

    Em relação à taxação diferencial, a mesma não poderia ser feita com base em quota de mercado? I.e. quanto maior a quota de mercado da empresa (sendo que apenas se aplicaria a partir de um certo volume de negócios), maior a sua taxação (sendo que a quota seria definida na entidade de topo – SGPS ou outra – para evitar a fragamentação da empresa para fuga ao fisco).

    Gostar

  7. Caro Carlos Duarte,
    ligar à quota de mercado tem que ser visto com mais cuidado – se uma empresa for muito melhor que as restantes e praticar preços mais baixos terá maior quota de mercado; ou se criar uma categoria nova, terá 100% de quota de mercado. tributar de acordo com a quota de mercado poderá retirar o incentivo à concorrência entre empresas – ganhar quota de mercado seria penalizado. Isto mesmo sem considerar as possibilidades de fragmentação de actividade que refere. E sendo a taxa diferente, teria que ser a taxa marginal, como no IRS, de outro modo pequenas variações na quota de mercado poderiam gerar grandes diferenças no imposto a pagar.
    Assim, sem descartar totalmente a ideia, creio que é uma possibilidade tem problemas adicionais para considerar.

    Gostar

  8. Caro Prof. Pita Barros,

    Claro que se for melhor ou inovadora terá mais quota de mercado, mas o que se pretenderia seria a taxação de monopólios ou posições dominantes (que até poderia ser ajudar o aparecimento de concorrentes).

    Obviamente que a taxação seria marginal e progressiva, em função da quota de mercado.

    Gostar

  9. Percebo a intenção, e numa visão imediata poderia conseguir mais receitas, preocupa-me as implicações de incentivos a prazo, mas apenas no sentido de as compreender melhor porque assim de imediato não sei qual seria o efeito líquido – há efeitos sobre a concorrência imediata e sobre a concorrência futura (efeitos dinâmicos).

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...