Momentos económicos… e não só

About economics in general, health economics most of the time

e agora?

11 comentários

com a saída de V Gaspar e de P Portas momento de entrar em pânico sobre o que se vai passar a seguir? Se a ideia era agora criar condições para haver confiança para investir, esta parece ser a melhor forma de impedir que tal suceda. Estas mudanças desta forma não auguram nada de bom para a economia.

É o momento dos adivinhos…venham os palpites…

Autor: Pedro Pita Barros, professor na Nova SBE

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

11 thoughts on “e agora?

  1. E agora Pedro?
    Hipótese 1- seguindo a velha publicidade: “Agora???? bate chapas e tintas Robbialac deixam o carro como novo” (remodelação mais profunda).
    Hipotese 2 – Governo de Iniciativa Presidencial e sob o Alto Patrocinio da Troika
    Hipótese 3 – Eleções antecipadas e coincidentes em Setembro/Outubro
    Hipótese 4 – Venda do País aos Credores num primeiro ensaio de “Federalização by money”

    Gostar

  2. Ora bem, facebook e twitter aos saltos…
    Vamos começar com as teorias da conspiração?

    hipótese 3 é a mais provável, resta saber se até lá vão dar os subsídios de férias…

    Federalização by money já está a acontecer há dois anos, by the way.

    Gostar

  3. também começam os “se”, para, no quando pior, sempre pior dos próximo anos, podermos lamentar com o “se não tivesse sido assim…” e continuar assim a encontrar responsáveis no passado – sempre é mais fácil que adivinhar o futuro, e é bem mais prático do que tomar decisões,

    Gostar

  4. Hipótese 5 – usar uma solução à belga – não ter governo por um ano, e deixar o pessoal sossegado durante uns tempos

    Gostar

    • Aprovo, o parlamentarismo é a versão genuína da democracia.
      O caso belga provou-o
      (E explica, em parte, o “segredo” das monarquias, ou de algumas delas, porque se reduzem os conflitos institucionais quando não há chefe de Estado)

      Gostar

  5. Outra teoria de conspiração, chegada agora – Paulo Portas só tinha uma folha em branco sobre a reforma do estado e assim consegue não ter de a apresentar.

    Gostar

  6. Penso que o mais obvio e o que vai acontecer é a mudança do governo ou porque o Passos Coelho se vai demitir ou porque o cavaco vai agendar eleições antecipadas e meter o governo na rua. Eu sou contra o Passos Coelho , acho que ele não é competente nem nunca tentou fazer frente à troika (nem que seja para ver a reação da troika). O que me preocupa agora é na falta de uma alternativa credível, o senhor Seguro ( que de seguro não tem nada) vai para o governo sem nunca ter apresentado uma alternativa, sem nunca ter conseguido fazer verdadeiramente frente ao psd
    (foi o próprio psd que criou esta crise politica e o mais estranho sem nenhuma influencia do maior partido da oposição), sem nunca ter demonstrado as competências necessárias.

    E os nossos credores? o que vai acontecer se o Seguro entrar para fazer frente às politicas de austeridade da europa, será que vamos para fora da europa ou eles vão ceder?

    Gostar

  7. Provavelmente a hipótese 5 – à Belga, mas conhecendo os Portugueses, vai ser a 3a lá depois das férias estivais, que o calor aperta e a malta quer praia…isto senão se profetizar o pior verão dos últimos 150 anos!

    Gostar

  8. E já agora em momento de conspiração mor… e se tudo não fosse mais do que um mega golpe de teatro para não pagar os subsídios? hehehehhe…. mais vale rir e lançar uns bitaites enquanto o mau tempo não volta para atormentar a economia Portuguesa! Não se esqueçam de comprar a próxima edição do Borda d’Água, candeia que vai à frente ilumina duas vezes!

    Gostar

  9. Caro Pedro
    Por lapso ” digital” ipadiano, o primeiro anonimo sou eu.
    Sorry. 🙂
    Hoje reafirmo a minha hipótese 3.E gostava da tua 5.
    E daqui da Catolica, continuo a rezar um terco pelo Bonm Senso e pelo milagre da Reforma do Estado.
    Isto por entre Portas Fechadas.E Passos apressados.
    Abraco
    Francisco

    Gostar

  10. Duodécimos até acabar o verão (i.e. até Outubro) e possivelmente beyond. Pode ser que não seja assim tão mau quando comparado com o contrafactual…

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...